quarta-feira, abril 22, 2009

Grêmio: vem Autuori

Assume apenas em meado de maio, com a promessa de um trabalho de longo prazo (no mínimo, até dezembro de 2010). Se isso ocorrer, a direção acertou. O problema é que não há qualquer garantia de que a direção não faça com Autuori o que fez com Roth. Há o risco de não haver pulso e coragem para manter o treinador ao primeiro sinal de crise; algo que fatalmente ocorrerá. Para compensar um erro (seja a renovação ou a despedida de Roth), a diretoria age bem.

Mas até quando?

segunda-feira, abril 20, 2009

Sobre a "vantagem" de decidir em casa

Na Taça Libertadores, de 2005 para cá, houve 60 confrontos diretos (o que já é um número considerável). Os mandantes da segunda partida se classificaram em 31 oportunidades (51,67%); já os visitantes, em 29 oportunidades (49,33%).

Ou seja, é praticamente IGUAL jogar a primeira ou a segunda em casa.

Então, por que tanto estardalhaço no fato de o São Paulo ter ido com os reservas à Colômbia?!

sábado, abril 04, 2009

Grêmio segue o 2007 colorado

Ao não aprender com a experiência alheia, o Grêmio segue firme seu caminho ao fracasso. E não falo de Celso Roth, mas de quem está acima dele. Não duvido que o Celso não defendesse usar os reservas amanhã, mas a direção mandou por os titulares.

Em 2007, o Inter resolveu colocar os reservas no Estadual e os titulares na Libertadores. Contudo, diante dos fracassos iniciais dos suplentes, mudaram de idéia e passaram a utilizar apenas os titulares.

Tivessem posto o Estadual na coluna "Prejuízo" e mantido o planejado no início do ano, talvez o desfecho da temporada tivesse sido diferente. Contudo, acabaram por ser eliminados em ambas as competições ainda na Primeira Fase. Exaustos, os titulares não conseguiram recuperar o terreno perdido no Gauchão e foram batidos na Libertadores.

Por que, agora, o Grêmio comete o mesmo erro? Respondo. Por pura vaidade. Por não aceitar uma derrota que é evidente, mesmo sendo uma derrota menor diante do desafio imposto na temporada.

Amanhã, torcerei para que a LOUCURA que a direção comete não traga conseqüências devastadoras. Contudo, se seguir-se o que é lógico, a SOBERBA derrotará a IMORTALIDADE.

Temo pelo pior também na Libertadores. E a culpa não será do Roth. Ele servirá apenas de bode expiatório...

sexta-feira, abril 03, 2009

Brincando de Dirigente e Treinador

Convocados para domingo:

M. Grohe e Alessandro; Léo, Réver, R. Marques, Saimon, Thiego e Héverton; Souza, Makelelê, Jadílson, Maylson, Orteman, J. César e T. Santos; Jonas, Herrera, Reinaldo e M. López.

Escalação: Grohe; Léo, R. Marques e Thiego; Saimon, Makelelê, Maylson, Orteman e Jadílson; Herrera e Reinaldo.

Banco: Alessandro, Thiego, Héverton, Souza, J. César, Jonas e M. López.

Concentração inicia sábado, às 19h.

Treinos:
Para todo o elenco - domingo, das 10h às 12h. (FECHADO)
Para os titulares que folgam - domingo, das 14h30, às 16h (com Celso Roth).

Deslocamentos:
Hotel - Olímpico, domingo, 9h15.
Olímpico - Beira-Rio (ônibus), domingo, 14h30.
Olímpico - Beira-Rio (treinador), domingo, 16h.

P.S.: É para parecer que não estamos dando bola, mesmo. Mas o treino de manhã é para preparar o Gre-Nal...

quinta-feira, abril 02, 2009

Gre-Nal de Domingo

Nascido de um diálogo com meu pai.

Ele está certo quanto a importância do jogo: NENHUMA. Por mais que eu goste do Gre-Nal, e acho que o jogo de domingo tem um simbolismo todo especial, não podemos entrar no Beira-Rio com força máxima. O jogo mais importante é do de terça.

Contudo, é claro, isso não significa entrar em campo com um time como o de Canoas, ou o de ontem. Temos que dificultar a vida do Internacional, mesmo que eles ganhem. Quanto mais equilibrado for o Gre-Nal, melhor. Mas a queda de Roth parece estar definida para domingo. Aliás, os cadernos de esportes dos principais diários da cidade já estão prontos, celebrando a despedida do treinador. Não gostaria de estar no lugar dele.

Se estivesse, colocaria um time misto no clássico: Grohe; Léo, Réver e R. Marques; Saimon, Júlio César, Maylson, Makelelê e F. Santos; Jonas e Reinaldo. Cinco titulares, nada mais. Um time relativamente competitivo, mas que dificilmente sairia do Beira-Rio classificado. Mas, há de se convir, o aumento das chances com os titulares não compensa o risco da derrota. Esse time certamente poria pressão no aniversariante, no favorito, no melhor time. E pode fazer o crime. Porém, sua maior vantagem, é mostrar que o foco está na terça-feira. Que é onde deveria estar. E assegurar certa tranqüilidade para a terça-feira independentemente de uma provável desclassificação.

Infelizmente, se acontecer o que está no script, nós perdermos domingo, Roth cai, empatamos na terça e o Olímpico vira um pandemônio. Krieger GOSTA de apostar na IMORTALIDADE. Já não é a primeira vez: em São Paulo, no ano passado; este ano, mesmo, em Tunja. Uma hora ela CANSA! Esperemos que não seja neste semana.

Meu palpite?! O jogo de domingo termina empatado. E torço para que nos classifiquemos nos pênaltis.