terça-feira, junho 12, 2007

Quando falta bom senso

Ou a bagunça que impera no futebol...

A FIFA e as Confederações estão a bater de frentes com os clubes. Se não pensarem, vão acabar perdendo essa ingrata peleia. No último capítulo, a Conmebol cometeu erros tão infantis, tão básicos, que se crê foram premeditados.

Há uma regra da FIFA que obriga aos clubes liberarem seus jogadores duas semanas antes de uma competição internacional para que se incorporem às seleções nacionais. Entretanto, mesmo sabendo que os campeonatos da Argentina e Espanha terminariam apenas no próximo domingo e - o que é pior - a Libertadores, que ela própria organiza, na próxima quarta-feira (20/06), mesmo assim, a Conmebol marcou o início da Copa América para 26/06. Assim, a data para as apresentações dos atletas é hoje!

A pergunta que fica é: custava organizar o calendário de forma que a Copa América - e o Mundial Sub-20 - iniciasse, ao menos, quinze dias após a final da Libertadores, em 5/7?! No mais tardar, em 26/7, estariam todos os jogadores de volta em casa...

E olha que nem entro em questões mais complexas. Apenas entendo que é possível racionalizar a relação entre clubes e seleções sem fazer grandes modificações.

5 Comments:

Anonymous Edmar said...

O pior é essa porcaria ser bienal. Uma vez a cada 4 anos já estava bom demais !!

Não vejo muito atrativo na Copa América, para falar a verdade. Assisto zapeando na TV ao mesmo tempo.

12 junho, 2007 10:47  
Blogger San Tell d'Euskadi said...

Não é mais bienal. Será quadrienal. Mas deveria ser junto com a EuroCopa. Sou mais o nosso futebol do que o dos europeus...

Além disso, a verdaeira Copa América são as Eliminatórias. Mas ambas são mal vendidas!

15 junho, 2007 14:56  
Blogger lcportinho said...

concordo com o sancho, ambas mal vendidas e pouco valorizadas... já tivemos Copa America com Brasil e Argentina sem time principal, por causa de fatos como esse que a Conmebol agora protagoniza... falta de planejamento e organização do calendário. pior ainda é a tal selecao sub-20 desfalcando times, aí é brabo!

15 junho, 2007 18:53  
Anonymous Edmar said...

Mudou para quadrienal esse ano? Estava por fora dessa.

16 junho, 2007 00:04  
Blogger San Tell d'Euskadi said...

Porto, eu passaria a chamar de "Copa América" as Eliminatórias. Sendo um torneio quadrienal de 18 rodadas, consegue-se fazer dois anos com 4 e 2 com 6 (sempre dobrada). Não atrapalharia os clubes. Não incomodaria os jogadores. E as seleções jogariam na América do Sul.

Concomitantemente com a EuroCopa, poderia se fazer uma Copa em conjunto com a Concacaf, 8 vagas para cada uma... O nível seria tão alto quanto a européia.

16 junho, 2007 16:34  

Enviar um comentário

<< Home