terça-feira, agosto 28, 2007

Quando a Rivalidade é somente Esportiva

Imaginem a seguinte cena.

Numa cidade apaixonada por futebol, há dois clubes que disputam os corações e mentes de seus habitantes por décadas e décadas. Os seguidores de um não gostam dos adeptos do outro. Rivalizam em tudo, são obrigados a conviver no mesmo espaço, mesmo que contra a vontade. Um deles é azul; o outro, vermelho.

Um assassinato covarde ocorre no estacionamento de um bar. A vítima tinha apenas onze anos, mas, como os demais habitantes do lugar, respirava futebol e tinha definido o clube que amava. Ele era azul.

A cidade toda enluta.

O clube rival joga na noite seguinte uma partida importante, em que todos os ingressos já tinham sido vendidos. Um jornal local sugere uma homenagem, os habitantes da cidade - inclusive os adeptos vermelhos - apóiam e o clube aceita.

Quando o time entra em campo, em vez de tocar o hino tradicional, do sistema de som vem a canção-mor do adversário. No placar, a foto do guri e um texto em homenagem. Os torcedores, de pé, aplaudem.

Por alguns minutos, as diferenças foram deixadas à parte. Afinal, a vida é maior que o futebol; e o futebol é maior que a rivalidade.

Um clube azul; um clube vermelho. Mas, não era Porto Alegre. Era Liverpool.

Não consegui uma foto de Anfield Road, pois deixo uma de Goodison Park.



Eis a notícia no sítio do Liverpool F.C.: http://www.liverpoolfc.tv/news/drilldown/N156815070828-0944.htm



---

Será que conseguiremos chegar a esse nível de civilidade?! Chocarmo-nos por um assassinato? Esquecermos a rivalidade, nem que seja por alguns instantes?

Dia 16/9 está próximo demais para que aprendamos a tempo. Porém, quanto tempo precisamos?!

Por enquanto, não peço muito. Eu apenas quero o MEU Gre-Nal de volta. E por que não iniciarmos já?! A direção do Grêmio conceder 7.000 ingressos para os colorados no próximo clássico já seria um belo começo.

2 Comments:

Blogger Luiz Portinho said...

Sancho, discordo! acho q. tá na hora de clássicos com apenas uma torcida no estádio, pelo menos por uma temporada.

sem contar, é claro, em movimentos concretos das diretorias de inter e gremio para acabar com essas organizadas cretinas (mais do gremio, é claro).

31 agosto, 2007 03:37  
Blogger Claudio / movimento internet BV said...

Sancho SAn ;-) olha sou suspeito de falar qualquer coisa contra o gremio , mas.... se tu soubesse do que esse Sr Odone e capaz ...sei muita coisa velho, que teclar aqui so gastariamos dedos , somos muito limitados aqui pra debater esse assunto extremamente complicado .

31 agosto, 2007 17:30  

Enviar um comentário

<< Home