quinta-feira, agosto 23, 2007

Tanta sujeira para se preocuparem com bobagem?!

Não há nada de sério na matéria sobre a conversa dos ministros no julgamento dos mensaleiros (aliás, não é isso ainda). Ainda que se considere o fato como relevante, a questão não seria a conversa em si, ou as perguntas jurídicas PERTINENTES de um ministro a outro. Isso é absolutamente normal e ainda bem que ocorrem! O real problema é a declaração de que o "Cupido" estaria inclinado em rejeitar a denúncia.

Vou abrir um parêntese aqui. "Cupido" é o ministro Eros Grau. O apelido é óbvio, simples e direito. Eros é o nome grego do Cupido, o Deus do Amor na mitologia greco-romana. Juro que houve uma discussão na rádio Guaíba sobre o porquê do apelido! Francamente...

Eros Grau é o ministro mais radical do Supremo Tribunal. É, de longe, o mais vermelho e o mais governista. Assim, mesmo preocupante, é óbvio que ele votará pela rejeição e será um dos maiores defensores da "pizza".

O que me animou foi o "entende?!" ao fim da declaração da ministra Carmem Lúcia sobre a posição do "Deus do Amor". Positivamente, penso que ela deixa claro sua inclinação em votar pelo acolhimento da denúncia e sua preocupação em embasar de forma robusta sua decisão a ponto de influenciar os demais ministros.

Aguardemos.