sábado, novembro 03, 2007

Futebol é bobagem, mas pode dizer algo sobre certas coisas...

Um resumo do Brasil, através de um exemplo futebolísitico; por Jorge Santana:

Entrega pro Santos. O de Pelé e Coutinho!
3 Novembro 2007

A história é tão antiga quanto ridícula. Em 1987, alguns clubes, autoproclamados mais populares do país, organizaram o Clube dos 13, deram um golpe de estado, e organizaram seu próprio torneio nacional que, entre outras safadezaes, excluiu o vice-campeão e um dos seminfinalistas do Brasilero de 1986.

A CBF botou panos quentes criando outro torneio com a finalidade de indicar, entre os excluídos pelo golpe do C13, dois times para disputar o título nacional com o campeão e o vice da Copa União, o torneio-pirata. Flamengo e Inter, vencedores do módulo dos golpistas, contudo, recusaram-se a enfrentar Sport e Guarani que, assim, decidiram entre si o Campeonato Brasileiro de 1987.

Ocorre que, em paralelo, disputava-se um belíssimo troféu instituído pela Caixa Econômica Federal, destinado ao primeiro pentacamepão brasileiro pós-1971. Feito que o SPFC acaba de alcançar e que o Mengo, por estupidez, perdeu ao não acatar o regulamento em 1987.

Irritados, cartolas rubronegros querem convencer seus pares tricolores a recusarem a taça. Com apoio do Juca Kfouri, ex-diretor da Placar, revista que apoiou o torneio paralelo do C13. O mesmo Juca que não reconhece os títulos brasileiros anteriores a 1971, mesmo que sua revista tenha estampado, em 1970, manchete chamando o Flu de campeão brasileiro pela conquista da Taça de Prata, torneio idêntico ao de 1971.

A Justiça decidiu a pendenga dos módulos verde e amarelo há mais de 10 anos: o Sport é o campeão brasileiro de 1987. Agora, pra encerrar essa discussão esdrúxula, proponho que se entregue o troféu ao Santos, primeiro pentacampeão brasileiro, de fato e de direito, por ter conquistado a Taça Brasil entre 1961 e 1965.