sexta-feira, maio 14, 2010

Sobre a Convocação de Dunga

Em meio à comoção causada pela convocação do Dunga, é impressionante a quantidade pessoas que manifestamente pertencem a um grupo que está de má-vontade com o selecionador. Nitidamente. Na, ESPN Brasil, então, trata-se de política escancarada da empresa.

Vendo as manifestações, até parece que Dunga e Jorginho não desejam uma equipe técnica. Imaginar isso é cair em certos pré-juízos que não correspondem com a realidade.

Os critérios de Dunga são auto-evidentes. Ele buscou atletas que sabem jogar futebol, mas com caráter -nenhum treme- e comprometimento com o trabalho. (Aliás, foi contratado para isso!) Mas para saber disso, é necessário conhecer o jogador. É por isso que as não-convocações de Ronaldinho, Adriano, Ganso e Neymar –as mais questionadas– possuem razões diferentes.

Os dois primeiros, jogadores de reconhecida qualidade, foram exaustivamente convocados pelo Dunga nesses três anos em que ele é treinador. O primeiro, simplesmente, não rendeu; o segundo, apesar de ter rendido, mostrou-se completamente anti-profissional.

Já os dois últimos, jogadores de enorme POTENCIAL, tiveram o problema de estourar tarde demais. Neymar, ainda, joga num setor em que a Seleção possui opções muito boas e muito mais experientes. Já Ganso surgiu em posição em que o Brasil é absolutamente carente. Tivessem estourado no ano passado, e Neymar dificilmente iria à Copa (sim, é mero palpite), mas Ganso provavelmente não (e isso é mais que puro "achismo").

Ganso só não vai porque apareceu tarde demais. Tivesse surgido entre os profissionais um pouco mais cedo, até mesmo apenas uma ou duas convocatórias atrás, e teria recebido uma oportunidade. Dunga não é louco, e não é à toa que Paulo Henrique está na (absolutamente formal) "lista dos 30". Só não está na lista final porque Dunga não o conhece. E isso é motivo para transformá-lo em Geni? Claro que não. Pode-se discordar do Dunga, mas o fato é que ele viu na lista Júlio Batista, Elano, Ramires, Kléberson, Daniel Alves, Gilberto, Michel Bastos e Robinho, e imagina que possui substitutos suficientes para cobrir uma eventual ausência de Kaká. E os resultados do trabalho demonstram que Dunga sabe o que faz. Pode-se conceder-lhe um voto de confiança.

Os 23 jogadores chamados, Doni inclusive, se colocados em campo, jogam, lutam, se entregam e não se abatem. A Seleção já demonstrou que pode vencer qualquer um, e que quer muito fazer isso na Copa. Não reconhecer que o grupo é forte é leviandade. Mesmo para aqueles que não gostam da pessoa de Dunga, tenham ou não razão para tanto.

1 Comments:

Anonymous Portinho said...

subscrevo inteiramente meu amigo.

19 maio, 2010 01:39  

Enviar um comentário

<< Home