sábado, abril 07, 2007

Chega de Analfabetismo!

Veja-se. Comecei no ensino obrigatório e regular em 1987, aos seis anos de idade. À época, eu lia e escrevia em três idiomas diferentes - Português, Espanhol e Alemão. Me formei no Colégio Farroupilha 11 anos depois, em 1997. Havia agregado o Francês e o Inglês ao meu currículo. No ano seguinte ingressei no curso de Direito da PUCRS. Em agosto de 2004, seis anos e meio depois, recebi o diploma de bacharel. Sou advogado desde agosto de 2005.

Em 2006, descobri que sou analfabeto. Funcional, ao menos. Nunca, em minha vida, eu li um livro. Já passei os olhos sobre vários. Já decorei uns outros tantos. Mas nunca interagi com eles, nunca os questionei, nunca extraí conhecimento deles. Era tudo questão de gosto. As únicas respostas que eu conseguia tirar de um livro eram profundas: "Gostei"; ou "Não Gostei". Eu tinha a impressão que todo o meu conhecimento era uma questão de gosto pessoal e fiquei com vergonha...

A minha percepção de que jamais estudara, mesmo após dezessete anos e meio de ensino formal, foi a descoberta de um livro que deveria ser obrigatório a partir da sexta série de qualquer colégio que se considere decente, mas que, mesmo sendo de 1940, SEQUER POSSUI TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS! Trata-se do livro "HOW TO READ A BOOK - The Classical Guide to Intelligent Reading" de Mortimer J. Adler e Charles van Doren.

O livro procura ensinar os quatro níveis de leitura: Elementar, Inspecional, Analítica e Sintópica. Das quais apenas a primeira nos é ensinada oficialmente.

Vale a pena adquirir o livro.