quinta-feira, outubro 04, 2007

CAMPANHA: Eu defendo o Blog do Santinha

Esta é mais uma homenagem ao amigo Artur Perrusi, coral até a medula:

O presidente da Futebol Brasil Associados (FBA), ex-presidente do Santa Cruz e ex-vereador do Recife, José Cavalcanti Neves Filho, entrou na Justiça estadual com uma ação para tirar do ar o Blog do Santinha.
Na ação, que tramita na 28ª Vara Cível da Comarca de Recife (www.tjpe.gov.br, processo nº 001.2007.022862-1), o presidente da entidade que gere os recursos das cotas de patrocínio dos clubes da Segunda Divisão pede a desabilitação do Blog que se transformou no principal fórum de discussões dos torcedores do time que ele presidiu, sob o argumento de que o intuito do Blog do Santinha seria “denegrir a imagem e a moral do autor”. Além disso, ele quer receber, a título de indenização por supostos danos morais, a quantia de R$100.000,00 (cem mil reais).
O processo judicial - direito constitucional de quem se julga prejudicado ou ofendido - foi ajuizado contra os jornalistas Inácio França e Samarone Lima, fundadores da página, que conta com a colaboração de, pelo menos, outros vinte tricolores.
A contestação de Inácio França foi apresentada ontem, defendendo que o sr. José Neves jamais sofreu quaisquer danos morais por conta das postagens publicadas pelo Blog desde agosto de 2005, quando o site foi criado, além de rechaçar o pedido de desabilitação do Blog.
Mais que vencer uma batalha jurídica propriamente dita, o Blog do Santinha informa aos torcedores corais e a todos que freqüentam esse espaço virtual que a nossa intenção é mobilizar blogueiros de todo o país, internautas, militantes pela liberdade na Internet, políticos e entidades da sociedade civil, para denunciar isso que entendemos como uma tentativa de censura à liberdade de expressão e uma tentativa de intimidação a quem exerce o direito de crítica, direitos considerados fundamentais pela Constituição Federal.
Como sempre aconteceu nesses dois anos, não fugiremos do bom combate por uma causa justa, tampouco deixaremos de lado o que nos encanta na vida: música, ironia, poesia, beleza, alegria e lágrimas… tudo isso que, vez ou outra, os internautas encontram no Blog do Santinha.
À Justiça caberá decidir quem está com a razão e que a justiça se faça. A quem entende que o pedido de desabilitação do Blog do Santinha atenta contra princípios democráticos, solicitamos que se engaje nessa nossa campanha, até mesmo para evitar novos casos similares.
P.S: por orientação do advogado de Inácio França, solicitamos que xingamentos, acusações, queixas, reclamações e/ou adjetivações não positivas contra o sr. José Neves sejam evitados. O Blog do Santinha não pretende se voltar para um triste passado que entende para sempre enterrado no Santa Cruz; pretende é conseguir o apoio de quem é contra a censura.
O blogue sempre foi de oposição. E oposição, ainda mais no futebol, é completamente apaixonada. Pode ter havido exageros contra o presidente Neves, mas eu duvido que ele tenha tido o trabalho de procurar o Blog do Santinha para prestar esclarecimentos; teria recebido espaço para defender-se. E, agora, eu queria saber qual foi o dano sofrido pelo autor da ação. O único que imagino foi ter perdido a eleição. Mas, vem cá!, moralmente, NADA o que se disse no blogue pode ter sido PIOR do que o fato de ele ter rebaixado o Santa Cruz...

1 Comments:

Anonymous Artur said...

Sancho, meu chapa, valeu pelo apoio. O clã Zé Neves, que governou direta ou indiretamente o Santinha por quase 20 anos, é truculento e autoritário. Ele já ameaçara outro blog, o "Acerto de Contas, blog político local. Vamos aguardar o julgamento da ação.

grande abraço e, mais uma vez, obrigado!

04 outubro, 2007 18:19  

Enviar um comentário

<< Home