quarta-feira, julho 11, 2007

Bird diz que corrupção é a pior em 10 anos

Essa é manchete de uma nota(!?) de hoje em Zero Hora. Eis a íntegra:

O nível de corrupção no Brasil é o pior em 10 anos, segundo relatório anual do Banco Mundial (Bird). De acordo com o levantamento, o país está em nível inferior ao que se encontrava quando a entidade começou a fazer esse estudo, em 1996. As melhoras observadas entre 1998 e 2000 (segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso) e 2002 e 2003 (eleição e primeiro ano de mandato de Lula) foram anuladas pelos resultados dos últimos três anos.

Antes que culpem o Congresso Nacional, peço que lembrem da pequena renovação nas casas a cada eleição. Os deputados e senadores são praticamente os mesmos nessa última década.

Tampouco pode-se creditar o aumento no nível de corrupção a um suposto combate que teria aumentado a percepção de corrupção por parte da população. Tal sentimento é desconsiderado pela análise do Banco Mundial.

Apesar de crer que nossas instituições favoreçam a existência de corrupção, a questão é comparativa. A corrupção vem aumentando no últimos anos.

A única conclusão possível é que o problema está em quem governa...

P.S.: Cá para nós, e isso é notícia para merecer uma mera nota?! Isso deveria ser manchete de jornal, matéria de editorial e reportagem de várias páginas com estudos e debates sobre o tema.