quinta-feira, dezembro 23, 2010

Gauchão (atualizado)

Todos os anos repetem-se os mesmos erros, e nada parece que mudará. Em 2008, já tratara do assunto (Gauchão: querem mudar a fórmula!). Desta vez, lançaram um carnê em já se percebia haver necessidade mudanças. Ainda assim, o tempo passa, e não se sabe que dia será o Grê-Nal, nem onde, e nem o que será feito de Grêmio-São José e São Luiz-Grêmio, marcadas para o mesmo dia da Pré-Libertadores. É muito vinho argentino no corpo de quem organiza esse troço...

Como tampouco mudará minha insistência em sugerir mudanças, segue mais um. Desta vez, no entanto, não serei mirabolante. Optei pelo simples.

I. Do jeito que o calendário está hoje, o campeonato gaúcho deveria chamar-se "Divisão Especial - Gauchão". Usaria a fórmula sugerida em 2008 (turno único, mais uma rodada de clássicos). Seriam 16 datas, e quem somasse mais pontos seria campeão.

Ib. A Copa citada no texto de 2008 continuaria NÃO existindo. Copa estaduais são um sonho maluco (mais maluco do que o meu desejo de ver o futebol gaúcho funcionar). Quem sabe um dia. Hoje, nem pensar.

Ic. Em 2011, o campeonato da Divisão Especial, começaria em 30/1 e só teria partidas aos domingos, terminando em 15 de maio.

II. A "Primeira Divisão" estadual seria disputada concomitantemente ao campeonato brasileiro. Os mesmos 16 clubes se enfrentariam turno-e-returno por pontos corridos (30 datas). As equipes que estão na série A e B poderiam disputar com "times B".

IIb. Em 2011, o campeonato iniciaria em 21/5 (os jogos seriam aos sábados). O primeiro turno terminaria em 20 de agosto (haveria uma rodada de meio-de-semana). O segundo seria de 27 de agosto a 26 de novembro (também haveria uma rodada de meio-de-semana).

IIc. Jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro de qualquer divisão (exceto os de mata-mata) valeriam também pelo Estadual.

III. O rebaixamento seria determinado pela soma dos 46 jogos da temporada ("Divisão Especial - Gauchão, mais Primeira Divisão). As equipes das série A e B nacionais estariam imunes, e os 4 últimos entre os restantes cairiam para a "Segunda Divisão" estadual do ano seguinte.

IV. As divisões inferiores seriam disputadas em 8 meses, entre abril e novembro.

V. Falta decidir como seriam disptribuidas as vagas para a Copa do Brasil e Série D nacional. Aceito sugestões.

Isso seria a melhor coisa que poderia acontecer para os clubes do interior, mas eles seriam os primeiros a não querer. Vai entender!

6 Comments:

Blogger milton said...

Acho que a divisao poderia ser feita da seguinte forma:
- Vagas para a serie D serao dadas aos melhores colocados no estadual (ou seja, dentre os 16 times na primeira divisao). Caso um time que nao esteja em alguma divisao ganhe o estadual, este se classifica a serie d, do contrario o melhor colocado ao final das 30 rodadas ganha a vaga.
- Copa do Brasil: o melhor colocado no estadual mais o campeao da copa fgf. A copa seria em mata mata com todos os clubes do estado, incluindo os amadores que puderem sediar jogos.

Teriamos entao 3 competicoes principais: o gauchao, o farroupilha, e a copa fgf. As divisoes inferiores sao classificatorias ao gauchao e ao farroupilha.

08 fevereiro, 2011 22:56  
Anonymous San Tell said...

Milton,

Desculpe a demora de um mês para responder. Não entendi tua distribuição de vagas. Qual campeonato te referes: o primeiro (16 datas); o segundo (30); ou a soma dos dois?

E eu tinha descartado a Copa.

Obrigado pela "audiência".

Abraço.

09 março, 2011 10:10  
Anonymous milton said...

Repensei o assunto e mudo minha sugestao: Ao campeao estadual (16 rodadas), vaga a Copa do Brasil (e serie D, se nao tiver divisao). A outra vaga a Copa do Brasil vai a equipe com mais pontos ao final das 46 rodadas.

Ao campeao da fase de 30 rodadas sera dada a outra vaga a Serie D.

Agora, sobre o assunto da Copa Estadual: se for feita no estilo da FA Cup (jogo unico) acho que daria pra vingar. A federacao pode bancar transporte para equipes que passarem da fase preliminar e teriam que se locomover mais. Esse campeao ganha a vaga da Copa do Brasil que seria da equipe com mais pontos ao final das 46 rodadas.

16 março, 2011 20:52  
Anonymous milton said...

As equipes na segunda divisao precisam de algum incentivo maior do que a promocao para a divisao principal. A Copa serviria esse proposito porque daria a essas equipes a chance de disputar uma Copa Nacional. Assim como disputar libertadores valoriza o clube que disputa, conseguindo "leverage" para contratar jogadores e ganhar patrocinio, no nivel estadual disputar uma Copa do Brasil seria um motivo de grande orgulho para a cidade e fortaleceria a busca por torcedores/simpatizantes.

16 março, 2011 20:58  
Anonymous San Tell said...

Sobre a Copa, sabes que eu concordo, Milton. Se quiserem, é possível fazer.

Poderia colocar para acabar na última rodada destinada aos estaduais, durando -na prática- de maio a abril (com intervalo entre dezembro e fevereiro). A Dupla entraria apenas em março, já nas quartas-de-final.

No total, se utilizariam 19 das 23 datas destinadas aos estaduais no calendário.

Mais uma vez, obrigado.

Abraço.

17 março, 2011 11:35  
Anonymous milton said...

Sem problema Sancho.

Nao tem ninguem que tu conhecas que possa dar algumas dessas dicas pro pessoal da FGF?? Li ano passado que varios clubes tradicionais do interior deixaram de disputar a Copa FGF por falta de incentivos, e que os clubes da segundona somente recebiam 25 mil pela participacao no torneio. Que maneira de se desvalorizar o futebol da regiao!

Fazer um campeonato bem organizado nao deveria exigir muito esforco, basta usar um pouco a cabeca.

22 março, 2011 00:06  

Enviar um comentário

<< Home