sábado, janeiro 27, 2007

SuperBowl - 4 de Fevereiro - ESPN

Potros x Ursos, eis a decisão da Liga Nacional de Futebol Americano. Eis um resumo das finais de Conferência.

Conferência Americana
Os Indianapolis Colts chegaram à decisão após vencerem seus arqui-rivais, New England Patriots, por 38-34 numa partida que muitos consideram a melhor de todos os tempos. Após um início avassalador, o time da Nova Inglaterra* chegou a abrir uma vantagem de 21-3, mas permitiu a virada.

Primeiro Quarto
O primeiro touchdown ocorreu ao final de um drive de 75 jardas (segundo de NE), cuja principal jogada foi uma corrida de 35 jardas do meia (halfback) Corey Dillon numa 4ª para um em IND-48. Duas jogadas depois, a bola estava em IND-4, numa 3ª-1. Nesta jogada, o capitão (quarterback) Tom Brady perdeu a bola (fumble). Por fortuna, ela foi recuperada por Logan Mankins, membro da linha ofensiva de New England, dentro da área de gol (end zone). Os Patriots abusaram da dificuldade da defesa dos Colts em conter corridas. O drive teve oito jogadas, sendo que só numa delas - a primeira - houve um passe.

No drive seguinte, o ataque de Indianapólis conseguiu marcar três pontos num gol feito pelo chutador (kicker) Adam Vinatieri, ex-patriot.

Segundo Quarto
Contudo, a alegria durou pouco. Na primeira posse-de-bola, New England levou a bola novamente e sem sobressaltos até a área de gol - touchdown marcado por Dillon. Para completar a tragédia, duas jogadas depois, Peyton Menning teve um passe interceptado. O ataque dos Colts ficou apenas olhando, assustados, o lateral (cornerback) Asante Samuel levar a bola até a área de gol. Atordoados, mais uma vez tendo a posse de bola, os atacantes dos Colts se viram massacrados pela defesa adversária. Nas duas jogadas seguintes ao 3º touchdown, Peyton Manning se viu sacado duas vezes, retroagindo 12 jardas.

O jogo só mudou quando a defesa de Indianapólis descobriu que poderia conter os Patriots. E quando o ataque de Indianapólis entrou em campo para o seu 5º drive, a estratégia ofensiva era outra. Ao invés de tentar grandes avanços, a ordem era conduzir a bola poucas jardas por vez. Mesmo perdendo por 17 pontos, Tony Dungy, treinador dos Colts, entedeu que havia tempo de sobra para uma virada. Nesse ritmo, os Colts deixaram o relógio correr e garantiram mais três pontos ao final do segundo quarto.

Terceiro Quarto
O melhor veio no segundo tempo. Manning tem fama de amarelar nos momentos decisivos. Os Patriots tem fama de ser um time talhado para vencer nos Playoffs. Tudo levava a crer que a história mais uma vez se repetiria. Contudo, o recado de que não se entregaria foi dado pelos Colts já na primeira posse de bola do terceiro quarto. Num drive absolutamente irrepreensível, sem penalidade, apenas um passe imcompleto, Indianapólis marcou seu primeiro touchdown, após conquistar 76 jardas. A diferença, então, caiu para 8 pontos. Os Colts estavam de novo no jogo!

A defesa dos Colts retomou toda a confiança e parou, novamente, Tom Brady e seus colegas. O RCA Dome explodiu, o estádio inteiro tomou-se em esperança. Desta vez, a vitória não escaparia. Peyton Manning, de novo, fez o que quis com a bola. No primeiro lance, encontrou o volante (tight end) Dallas Clark livre para 25 jardas. Logo após, a aposta em corridas deu certo, os meias dos Colts conquistaram 27 jardas em três tentativas. Mas o sinal de que a sorte havia mudado ocorreu na quinta jogada. Os juizes marcaram uma duvidosa falta - interferência-no-passe - contra o lateral Ellis Hobbs, o que levou a bola até NE-1. Na jogada seguinte, touchdown e conversão de dois pontos. A partida estava empatada!

Ellis Hobbs ficou possuído. Tanto que, no chute inicial, recebeu a bola e correu oitenta jardas! A tarefa ficou fácil para o ataque de New England. 5 jogadas e 21 jardas depois, os Patriots voltavam a liderar o jogo por 28 a 21.

Quarto Quarto
O jogo estava eletrizante. No drive seguinte, os Colts devolveram o lance do primeiro touchdown do jogo. Após um fumble, Jeff Saturday, pivô (center), integrante da linha ofensiva de Indianapólis, marcou seus primeiros seis pontos duma carreira de oito anos. Novo empate!

Após um breve domínio das defesas - algo raro durante todo o jogo -, os Patriots tiveram uma ótima oportunidade para marcar um touchdown. Ambas envolvendo o receptor (wide reciever) Reche Caldwell, que perdera a chance de marcar no terceiro quarto ao deixar cair a bola dentro da área de gol.

Na primeira, um dos salva-guarda (safety) dos Colts, Marlin Jackson, errou a cobertura, deixando Caldwell absurdamente livre. Era uma 1ª-15, em IND-18. O estádio inteiro viu, começou uma gritaria infernal. O banco dos Patriots acenava desesperadamente para Brady. Caldwell vendo nada entre ele a área de gol pedia a bola freneticamente. Os torcedores, jogadores e comissão técnica dos Colts faziam sinais para que Jackson fosse para o lugar certo! Nisso, a jogada inicia. Brady recebe a bola, enquanto Marlin corre em direção a Caldwell. A bola é passada para Reche que... não pega! Passe incompleto e a chance de marcar é novamente desperdiçada.

Na segunda, era terceira para sete, com a bola em IND-10. O Caldwell estava bem aberto na ponta, como sempre, porém marcado e correu em linha reta. Brady arremessou a bola na end zone mirando o segundo pilão (marcador laranja). O lateral dos Colts ficou de mano com Caldwell e, ao perder na corrida, puxou-o e depois empurrou-o. O arremesso fora perfeito. A bola passou sobre a cabeça de Reche, que chegou a tocá-la, exatamente porque ele foi retardado pela ação ilegal do marcador. Novamente, havia a possibilidade de se marcar uma interferência-no-passe, o que levaria a bola para IND-1, com os Patriots tendo 4 chances para marcar. Os juízes, entretanto, deixaram passar batido. New England decidiu chutar e passou a liderar por 31-28.

Nos dois drives seguintes, ambas equipes marcaram um gol cada uma. Assim, faltando 3'22" para o fim do jogo, os Patriots tinham a bola, em NE-40, e uma liderança de 3 pontos: 34-31. Por mais que o jogo estivesse equilibrado, as chances dos Patriots vencerem eram enormes. Um touchdown e a partida ficaria praticamente fora do alcance dos Colts. Só que tudo deu errado para New England. A começar por uma penalidade por estar com 12 jogadores em campo. Três jogadas depois e um minuto depois, os Patriots patearam a bola de volta ao time de Indianapolis.

Faltavam 2'17", a bola estava em IND-20, e a chance de vencer a partida passou a ser dos Colts! E a seqüência de jogadas foi impressionante. A defesa dos Patriots parecia exausta e permitiu grandes ganhos atrás de grandes ganhos. Primeira: Passe; 11 jardas; Bola em IND-31. Terceira: Passe; 32 jardas; Bola em NE-37. Aqui, o empate já era uma possibilidade quase que segura. Quarta: Passe; 14 jardas; Bola em NE-23. E, mais uma vez os árbitros resolveram chamar a atenção para si. Aplicaram uma duvidosa penalidade por "uso excessivo de força sobre o passador" contra o segunda-linha (linebacker), Tully Banta-Cain, e a bola foi parar em NE-11. Três jogadas depois, o meio Jospeh Addai estava na torcida comemorando a virada.

Com um minuto para o fim e um campo inteiro para atravessar, o ataque do New England entrou um campo disposto a operar um milagre. Conseguiram colocar a bola em IND-45, mas estavam quatro pontos atrás. Apenas um touchdown poderia mudar a sorte da partida. Brady, pressionado, arremesou nas mãos de Marlin Jackson. Com a interceptação, o jogo acabou e os Colts, finalmente, conseguiram vaga no SuperBowl.

---

* Nova Inglaterra é como chamam a região nordeste dos EE.UU., a região das 13 colônias, o início da História americana. O time, originariamente, de Boston, manda seus jogos em Foxborough, cidade a 35km da capital de Massachusetts.

---

P.S.: A Final da Conferência Nacional fica para outra mensagem.