Gauchão (atualizado)
Como tampouco mudará minha insistência em sugerir mudanças, segue mais um. Desta vez, no entanto, não serei mirabolante. Optei pelo simples.
I. Do jeito que o calendário está hoje, o campeonato gaúcho deveria chamar-se "Divisão Especial - Gauchão". Usaria a fórmula sugerida em 2008 (turno único, mais uma rodada de clássicos). Seriam 16 datas, e quem somasse mais pontos seria campeão.
Ib. A Copa citada no texto de 2008 continuaria NÃO existindo. Copa estaduais são um sonho maluco (mais maluco do que o meu desejo de ver o futebol gaúcho funcionar). Quem sabe um dia. Hoje, nem pensar.
Ic. Em 2011, o campeonato da Divisão Especial, começaria em 30/1 e só teria partidas aos domingos, terminando em 15 de maio.
II. A "Primeira Divisão" estadual seria disputada concomitantemente ao campeonato brasileiro. Os mesmos 16 clubes se enfrentariam turno-e-returno por pontos corridos (30 datas). As equipes que estão na série A e B poderiam disputar com "times B".
IIb. Em 2011, o campeonato iniciaria em 21/5 (os jogos seriam aos sábados). O primeiro turno terminaria em 20 de agosto (haveria uma rodada de meio-de-semana). O segundo seria de 27 de agosto a 26 de novembro (também haveria uma rodada de meio-de-semana).
IIc. Jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro de qualquer divisão (exceto os de mata-mata) valeriam também pelo Estadual.
III. O rebaixamento seria determinado pela soma dos 46 jogos da temporada ("Divisão Especial - Gauchão, mais Primeira Divisão). As equipes das série A e B nacionais estariam imunes, e os 4 últimos entre os restantes cairiam para a "Segunda Divisão" estadual do ano seguinte.
IV. As divisões inferiores seriam disputadas em 8 meses, entre abril e novembro.
V. Falta decidir como seriam disptribuidas as vagas para a Copa do Brasil e Série D nacional. Aceito sugestões.
Isso seria a melhor coisa que poderia acontecer para os clubes do interior, mas eles seriam os primeiros a não querer. Vai entender!