quinta-feira, maio 20, 2010

Que saudades da Seleção de 70!


E nós tendo que agüentar esse time do Dunga. Francamente...




Cortesia do Futepoca

sexta-feira, maio 14, 2010

Sobre a Convocação de Dunga

Em meio à comoção causada pela convocação do Dunga, é impressionante a quantidade pessoas que manifestamente pertencem a um grupo que está de má-vontade com o selecionador. Nitidamente. Na, ESPN Brasil, então, trata-se de política escancarada da empresa.

Vendo as manifestações, até parece que Dunga e Jorginho não desejam uma equipe técnica. Imaginar isso é cair em certos pré-juízos que não correspondem com a realidade.

Os critérios de Dunga são auto-evidentes. Ele buscou atletas que sabem jogar futebol, mas com caráter -nenhum treme- e comprometimento com o trabalho. (Aliás, foi contratado para isso!) Mas para saber disso, é necessário conhecer o jogador. É por isso que as não-convocações de Ronaldinho, Adriano, Ganso e Neymar –as mais questionadas– possuem razões diferentes.

Os dois primeiros, jogadores de reconhecida qualidade, foram exaustivamente convocados pelo Dunga nesses três anos em que ele é treinador. O primeiro, simplesmente, não rendeu; o segundo, apesar de ter rendido, mostrou-se completamente anti-profissional.

Já os dois últimos, jogadores de enorme POTENCIAL, tiveram o problema de estourar tarde demais. Neymar, ainda, joga num setor em que a Seleção possui opções muito boas e muito mais experientes. Já Ganso surgiu em posição em que o Brasil é absolutamente carente. Tivessem estourado no ano passado, e Neymar dificilmente iria à Copa (sim, é mero palpite), mas Ganso provavelmente não (e isso é mais que puro "achismo").

Ganso só não vai porque apareceu tarde demais. Tivesse surgido entre os profissionais um pouco mais cedo, até mesmo apenas uma ou duas convocatórias atrás, e teria recebido uma oportunidade. Dunga não é louco, e não é à toa que Paulo Henrique está na (absolutamente formal) "lista dos 30". Só não está na lista final porque Dunga não o conhece. E isso é motivo para transformá-lo em Geni? Claro que não. Pode-se discordar do Dunga, mas o fato é que ele viu na lista Júlio Batista, Elano, Ramires, Kléberson, Daniel Alves, Gilberto, Michel Bastos e Robinho, e imagina que possui substitutos suficientes para cobrir uma eventual ausência de Kaká. E os resultados do trabalho demonstram que Dunga sabe o que faz. Pode-se conceder-lhe um voto de confiança.

Os 23 jogadores chamados, Doni inclusive, se colocados em campo, jogam, lutam, se entregam e não se abatem. A Seleção já demonstrou que pode vencer qualquer um, e que quer muito fazer isso na Copa. Não reconhecer que o grupo é forte é leviandade. Mesmo para aqueles que não gostam da pessoa de Dunga, tenham ou não razão para tanto.

terça-feira, maio 11, 2010

Eu gostaria de ver...

Repórter: Na sua opinião, considerando a grandeza de Santos e Grêmio, de um lado os Meninos da Vila, melhor ataque do país, das sensações Neymar e Ganso, do alçapão da Vila Belmiro, o campeão paulista, do outro o campeão gaúcho, o maior vencedor da Copa do Brasil, do goleiro Victor, do caldeirão do Olímpico, essa semifinal é, na verdade, uma final antecipada, sendo que na outra chave há equipes de menor tradição como Atlético Goianiense e Vitória?

Entrevistado: Sim. Absolutamente. Será uma final antecipada... para quem PERDER!


O único risco é a entrevista terminar em briga, algo comum por estas bandas.

Bancando o Dunga

Falta pouco para o anúncio dos 23 selecionados. Li e ouvi muita coisa. Tento, agora, adivinhar a lista:

Arqueiros: Júlio César, Victor e Gomes;

Acho que Doni baila. Ele está em franca má fase (reserva de outro brasileiro no clube), e é uma briga que Dunga não precisa comprar.

Defensores: Maicon, Michel Bastos e Daniel Alves (laterais); Lúcio, Juan, Luisão e Naldo (centrais);

Três laterais, somente. Daniel Alves seria o reserva em ambas. Aposto em Michel Bastos na lateral-esquerda, apesar de ser a posição de maior incógnita da Seleção. Com um lateral a menos, Dunga se dará ao luxo de levar mais um atacante (o que eu creio) ou até mais um central. Sobre os centrais, todo mundo aponta Thiago Silva em função da última convocatória. Mas, na penúltima, estavam Miranda e Naldo. Como Naldo desapareceu do debate, me dou o luxo de ir contra a maré. E não seria supresa alguma...

Meio-campistas: Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Kaká, Josué, Ramires, Júlio Batista e Paulo Henrique;


Sete jogadores da Copa das Confederações e um do Mundial Sub-20. Dunga segue a tradição de levar um jogador jovem para se ambientar numa Copa do Mundo antes de liderar a Seleção na próxima.

Atacantes: Robinho, Luís Fabiano, Nilmar, Adriano e Diego Tardelli.

Adriano vai à Copa, mas se torna a quinta opção de ataque. Tardelli bate Grafite na preferência de um atacante com características semelhante ao resto do ataque.

Às 13h saberemos o quanto acertei...

P.S.: Os sete que completam a lista preliminar seriam estes: Doni; Thiago Silva, Miranda, Gilberto, Lucas, Ronaldinho e Grafite.

---

Atualizando: Errei bastante. Nada menos que CINCO nomes: Doni, Thiago Silva, Gilberto, Kléberson e Grafite. Contando com os sete, meus equívocos mantém-se em cinco. Eu deixara de fora Kléberson, Alex, Marcelo, Sandro e Carlos Eduardo. No fim, errei em acreditar nas convocações de Victor, Naldo, Miranda, Lucas e Adriano.

segunda-feira, maio 03, 2010

Campeonato Crioulo: capítulo LXXXIX

ESTA TERRA TEM (NOVO) DONO!

Grêmio, Campeão Gaúcho (pela 36ª vez)








Digam e pensem o que quiserem; mas na minha casa, MANDO EU! E isso basta...